Novena e Festa em louvor a São Benedito, em Aparecida

Nossa Arquidiocese celebrou a 115ª da Festa de São Benedito, em Aparecida, realizada durante nove dias, iniciando no domingo de Páscoa e encerrando no último dia 8 de abril. Com o tema: "Com fé em São Benedito, somos chamados a reconstruir a morada de Deus", a festa contou com a participação ativa da comunidade, que foi incentivada a fazer doações de alimentos para os necessitados durante a novena. Organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, sob o comando do Padre André Gustavo, Pároco, e Padre Thiago Henrique, Vigário Paroquial, a festa teve o apoio de 38 comissões formada por leigos que atuaram junto aos reis de 2024, Júlio Ferraz e Rosileia Ferraz.

Além dos aspectos religiosos, a festa também celebra a tradição e a cultura, com a participação de congadas e moçambiques de vários estados brasileiros, destacando-se as danças e cantos que enriqueceram os festejos. A tradicional distribuição dos doces de São Benedito e a presença dos grandes bonecos contribuíram para manter viva a tradição e animar a criançada. Shows musicais, bingos e barracas com comidas típicas complementaram a programação, tornando a festa uma experiência cultural e espiritual rica e diversificada para todos os participantes.

Os festejos contaram com a participação de nosso arcebispo Dom Orlando que presidiu a Missa Solene, na manhã do dia 08 de abril, e finalizaram com uma linda procissão, cheia de oração e devoção.

Ao final, foram apresentados os reis da festa de 2025, que serão João Antônio Amaral e Cássia de Lourdes Maciel.

Texto: Ana Paula Maciel

Foto: Erasmo Ballot