Prédio do Bom Jesus em Aparecida
 
Criada pela Bula "Sacrorum antistitum", de 19 de abril de 1958, a Arquidiocese de Aparecida é composta por 5 municípios do interior do estado de São Paulo – Aparecida, Guaratinguetá, Lagoinha, Potim e Roseira. Possui uma superfície de 1303 km2 e uma população estimada de 200 mil habitantes (IBGE 2020).

Composta de quatro foranias, dezenove paróquias e uma capelania militar. Seu clero secular é formado por 32 presbíteros e 2 diáconos permanentes. Segundo o CERIS (Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais), atuam em território arquidiocesano 118 religiosos e 169 mulheres consagradas, dedicados ao cumprimento das missões próprias de seus respectivos carismas.

Tem esta Arquidiocese o privilégio de posssuir por sua catedral o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, acolhendo anualmente em torno de 12 milhões de romeiros. Abriga também o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão e o Santurário da Esperança, ambos no município de Guaratinguetá.

É objetivo da Igreja de Cristo que está em Aparecida "evangelizar, proclamando com ardor a Boa Nova de Jesus Cristo, por meio do serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comunhão, formando o Povo de Deus, renovado pela unção do Espírito Santo, a exemplo dos primeiros cristãos, buscando ser hoje a Igreja de Jesus Cristo, que vai ao encontro do próximo, sobretudo dos que estão distanciados da comunidade eclesial, vivendo, com renovada esperança, a caminho do Reino definitivo e tendo em Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da Arquidiocese, a certeza de sua contínua presença animadora e fortalecedora da esperança no coração do Povo de Deus que se encontra na Arquidiocese de Aparecida".
 
Arcebispo Metropolitano: Dom Orlando Brandes.
Vigário geral: Padre Vinícius da Silva.
Chanceler: Padre Lauro Gonçalves Firmino.