Cerca de 532 presbíteros de todas as Dioceses do Brasil estiveram reunidos no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), de 9 a 14 de maio, para participar do 18º Encontro Nacional de Presbíteros, assessorado pelo Padre Rosimar José de Lima Dias e por Dom Joel Portella Amado, Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na ocasião, eles refletiram sobre o tema "Presbíteros: Comunhão e Missão" e puderam rezar, conviver, refletir e experimentar a alegria de ser presbíteros/discípulos do Senhor, em comunhão e missão.

"Apareceram palavras como: Eclesiologia de comunhão, Sinodalidade, Igreja particular, Presbitério, Espiritualidade, Santidade, Evangelização, Testemunho, Cuidado e Anúncio do Reino", diz um trecho da carta divulgada no final do encontro.

Durante os dias de encontro, os presbíteros puderam refletir sobre o momento de crise da pandemia, com desafios que afetam os âmbitos da política, economia, meios de comunicação, vida social, moral e ética. "Notou-se que há uma certa descrença da parte do povo brasileiro nas ciências, lideranças e instituições. Constatamos que muitos presbíteros, bispos, familiares e paroquianos morreram afetados pelo coronavírus e rezamos por eles".

Tocados pelo processo do Sínodo dos Bispos de 2023, os presbíteros reafirmaram a fidelidade ao Magistério da Igreja na pessoa do Papa Francisco, na Teologia bíblico-patrística, na Eclesiologia do Concílio Vaticano II, na Teologia da Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho e nas Orientações doutrinais e pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para "vencermos o personalismo, o clericalismo e o isolamento pelo cultivo da comunhão, participação e missão".

"Aqui, da Casa da Palavra, Casa da Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, Santuário dos romeiros e peregrinos, nós, presbíteros da Igreja no Brasil, no empenho de ouvir cada vez melhor o chamado do Senhor: 'Vinde!', somos enviados em missão, junto ao rebanho a nós confiado. Maria, Mãe Aparecida, nos ajude! Inspire-nos o testemunho de São João Maria Vianney, nosso patrono. Amém".

Confira, na íntegra, a Carta final.

Eleição

No encontro, foram eleitos os novos membros da Comissão Nacional de Presbíteros, a CNP, pelo período de quatros anos. A ratificação ocorrerá na próxima reunião do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, o Consep, em junho deste ano.

Na ocasião, foram eleitos:

Presidente: Padre André Luís do Vale – Diocese de Uruaçu (GO);
Vice-presidente: Padre Fausto Marinho Carvalho Filho – Arquidiocese de São Paulo (SP);
1° Secretário: Padre Rudinei Lasch – Diocese de Cachoeira do Sul (RS);
1° Tesoureiro: Padre Ariosvaldo de Jesus Aragão – Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA).

Fonte: CNBB.