O Papa Francisco canonizou dez novos santos para a Igreja neste domingo, 15 de maio, entre os quais o francês Charles de FoucauldFoi uma festa solene na Praça de São Pedro, no Vaticano, da qual participaram milhares de fiéis e autoridades civis e eclesiásticas.

Em sua homilia, o Santo Padre ensinou que todos são chamados a "servir o Evangelho e nossos irmãos e irmãs e oferecer nossa própria vida desinteressadamente, sem buscar nenhuma glória mundana". O Papa ainda destacou a importância do amor, que consiste em "servir e dar a vida" e disse que "servir significa não colocar os próprios interesses em primeiro lugar, desintoxicar-se dos venenos da ganância e da competição, combater o câncer da indiferença e a podridão da autorreferencialidade, compartilhando os carismas e dons que Deus nos deu".

"Perguntemo-nos, concretamente: o que estou fazendo pelos outros? Isso é amor, vivamos as coisas ordinárias de cada dia com espírito de serviço, com amor e em silêncio, sem reivindicar nada".

Em seguida, Francisco explicou que dar a vida "não é apenas oferecer algo, como dar alguns de seus bens aos outros, mas dar a si mesmo" e encorajou os fiéis a "tocar e olhar a carne de Cristo que sofre em nossos irmãos e irmãs".

"A santidade não é feita de alguns atos heroicos, mas de muito amor diário. Você é consagrado ou consagrada? Há muitos aqui. Você é consagrado ou consagrada? Seja santo, vivendo com alegria a sua consagração. Está casado? Seja santo, amando e cuidando de seu marido ou de sua esposa, como Cristo fez com a Igreja. Você é um trabalhador, uma mulher trabalhadora? Sê santo, cumprindo com honra e competência o teu trabalho, a serviço dos teus irmãos e lutando pela justiça dos teus colegas, para que não percam o emprego, para que tenham sempre um salário justo. Você é pai, avó ou avô? Seja santo, ensinando pacientemente as crianças a seguirem a Jesus".

O Papa dirigiu-se às autoridades presentes e perguntou: “Diga-me, você tem autoridade? E aqui tem muitos que tem autoridade. Eu pergunto: você tem autoridade? Seja santo, lutando pelo bem comum e abrindo mão de seus interesses pessoais. Este é o caminho da santidade, simples assim, olhar sempre para Jesus nos outros".

"Os nossos companheiros de viagem, hoje canonizados, viveram a santidade assim: esgotaram-se pelo Evangelho, abraçando com entusiasmo a sua vocação - sacerdote, consagrado, leigo -, esgotaram-se pelo Evangelho, descobriram uma alegria sem igual e tornaram-se luminosos reflexos do Senhor na história. Este é um santo ou uma santa, um reflexo luminoso do Senhor na história. Provemos também, o caminho da santidade não está fechado, é universal, é um chamado para todos nós e começa com o Batismo, não está fechado, porque todos somos chamados à santidade, a uma santidade única e irrepetível".

"A santidade é sempre original, como dizia o Beato Carlo Acutis, não há fotocópia de santidade, a santidade é original, é minha, tua, a de cada um de nós. É única e irrepetível. Sim, o Senhor tem um projeto de amor para cada um, tem um sonho para sua vida. Assumi-o. O que posso dizer? Levai-o adiante com alegria".

Ao final da Missa, o Papa presidiu a recitação do Regina Coeli. Em seguida, cumprimentou pessoalmente muitas das pessoas que estavam no átrio próximo ao Altar e percorreu os corredores da Praça de São Pedro com o papamóvel.

Novos santos

I. Charles de Foucauld: Sacerdote diocesano francês, no qual se inspiraram dez congregações religiosas e oito associações de vida espiritual.

II. Tito Bradsma: Nasceu na Holanda em 1881, ingressou na Ordem dos Frades Carmelitas e foi ordenado sacerdote em 1905. Foi morto no Campo de concentração de Dauchau, Alemanha, por se opor ao regime nazista.

III. Lázaro Devasahayam: Leigo, mártir, que nasceu no século XVIII na Aldeia de Nattalam, Índia, e foi morto, por ódio à fé, em Aralvaimozhy, Índia.

IV. César de Bus: Sacerdote, fundador da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã (Doctrinaires). Nasceu em 3 de fevereiro de 1544 em Cavaillon, França; e morreu em 15 de abril de 1607 em Avignon, França.

V. Luigi Maria Palazzolo: Sacerdote, fundador do Instituto das Irmãs dos Pobres (Instituto Palazzolo).

VI. Giustino Maria Russolillo: Sacerdote, fundador da Sociedade das Divinas Vocações e da Congregação das Irmãs das Divinas Vocações.

VII. Marie Rivier: Religiosa francesa, fundadora da Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria.

VIII. Maria Francesca di Gesù: Fundadora das Irmãs Capuchinhas Terciárias de Loano, nascida em Carmagnola, Itália; e morta em Montevidéu, Uruguai.

IX. Maria de Jesus Santocanale: Fundadora da Congregação das Irmãs Capuchinhas da Imaculada de Lourdes. Nasceu em 1852 em Palermo, Itália, e morreu em 1923 em Cinisi, Itália.

X. Maria Domenica Mantovani: Cofundadora e primeira Superiora geral do Instituto das Irmãzinhas da Sagrada Família.

Fonte: ACI Digital.