Tema: Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

        As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro, na Igreja de todo o Brasil. Colaboram nesta ação a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

        Neste ano, a Campanha Missionária será celebrada de maneira especial. Fomos convidados pelo Papa Francisco para viver em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário. Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco, durante o Angelus, anunciava publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário (MME) em outubro de 2019, para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor, o Papa Bento XV.

        Naquele mesmo dia, o santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e presidente do comitê supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar este evento, especialmente através de ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.

Oração do Mês Missionário Extraordinário

Pai Nosso,
o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.
Amém

Cartaz

        O cartaz oficial da Campanha Missionária tem em sua arte o destaque para o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, trazendo o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. A arte quer nos lembrar que todo o batizado é missionário, estando a cruz no centro, recordando o mistério pascal. A água é um elemento importante, recordando o batismo dos discípulos e missionários. Destacam-se as cores missionárias presentes na cruz, lembrando que o horizonte da missão é universal. O símbolo do Mês Missionário Extraordinário, celebrado no mundo todo, vem representado junto ao círio pascal, ao centro do cartaz. Lembramos ainda a diversidade dos sujeitos enviados em missão que caminham junto ao Papa Francisco, lembrando a sinodalidade da Igreja.

Cartaz

Novena Missionária

        O subsídio da Novena Missionária contém o roteiro de 9 encontros, com cantos e orações, assim como a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões. É um dos principais materiais para animar a Campanha Missionária do mês de outubro. Destacam-se testemunhos, de missionários e missionárias, que testemunham e anunciam o Evangelho da Paz em diversos contextos. Em cada dia da Novena, o método da Leitura Orante da Palavra ilumina e orienta a nossa vida na missão. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, famílias, nas comunidades ou escolas.

        Neste ano, a Campanha Missionária apresenta uma novidade com relação aos vídeos da novena. Com a constante evolução da tecnologia e em resposta ao crescente uso da internet, os DVDs com os vídeos de testemunhos missionários foram substituídos por pen cards, podendo ser compartilhados em todas as paróquias que compõem a diocese. Os testemunhos também estarão disponíveis no site e nas redes sociais das POM. Os vídeos foram produzidos em parceria com a TV Aparecida, que terá uma programação especial durante o mês de outubro.

        A capa do livrinho também traz o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para a capa é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.

        Para baixar a novena missionária clique aqui

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

        Com o título “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”, a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2019 encontra-se encartada no subsídio da Novena Missionária.

        “Que ninguém fique fechado em si mesmo, na autorreferencialidade da sua própria pertença étnica e religiosa. A Páscoa de Jesus rompe os limites estreitos de mundos, religiões e culturas, e nos chama a crescer no respeito pela dignidade do homem e da mulher, rumo a uma conversão cada vez mais plena à Verdade do Senhor Ressuscitado, que dá a verdadeira vida a todos”, diz o Papa Francisco em sua mensagem.

        Para baixar a mensagem do Papa clique aqui

Programação do Mês na Arquidiocese de Aparecida

Dia 01/10 - Lançamento Nacional do Mês Missionário Extraordinário - missa às 9h no Santuário Nacional

Dia 02/10 - Vigília Missionária no Santuário Nacional - das 20h à 0h - Capela do Santíssimo

Dia 20/10 - Caminhada Missionária de Frei Galvão - saída da Praça da Estação, em Guaratinguetá, rumo ao Santuário de Frei Galvão, no Jardim do Vale, às 7h.

Dia 31/10 - Encerramento do Mês Missionário Extraordinário - 19h Procissão Luminosa no Caminho do Rosário - concentração no Santuário Nacional

Formação

       Para preparar a Arquidiocese de Aparecida para a celebração do Mês Missionário Extraordinário foi realizado um curso preparatório para as lideranças arquidiocesanas, nos dias 13 e 14 de agosto. O curso foi realizado no CAP (Centro Arquidiocesano de Pastoral), em Aparecida.

       Confira alguns momentos da formação:

(fotos: Seminarista Raphael Felipe)

carta do papa francisco

Síntese

 Estamos celebrando o centenário da promulgação da Carta Apostólica "Maximum Illud", 30 de novembro de 1919, pelo Papa Bento XV. O objetivo é impulsionar a missão "além fronteiras" (Ad gentes), despertando a consciência do dever missionário no clero e nos fiéis.

 Nenhum povo é estranho à Igreja. A missão é uma ordem, um mandato de Jesus. "Ide". Aderir a este mandato é uma obrigação, não apenas uma opção. A missão torna Jesus conhecido, amado e seguido, "modelo da humanidade renovada, imbuída de espírito fraterno, de amor, de sinceridade, de justiça e de paz, a que todos aspiram".

 São João Paulo II afirma que a missão de Cristo confiada à Igreja ainda está no começo. A tarefa primária da Igreja é anunciar Cristo àqueles que não O conhecem, que estão longe, é o máximo desafio, é a primeira de todas as causas. É o paradigma de toda a obra da Igreja.

 O Papa convida toda a Igreja a renovar seu compromisso missionário, a potencializar a missão no mundo: "a Igreja de Cristo em missão no mundo".

 Missão é dar, comunicar, anunciar Jesus Cristo, o evangelho, o reino de Deus. Levar ao mundo a salvação. Ver o mundo com os olhos e o coração de Deus.

 Missão é ir, sair, aproximar-se, ser a "Igreja em saída", uma saída misericordiosa. Para isso se requer a "conversão missionária". A vida de cada batizado é uma missão nesta terra: "batizados e enviados". "Sê homem de Deus, que anuncia Deus" (Papa Bento XVI).

 Deus ama o mundo, quer salvar a todos. Para isso, desce do céu, vem ao mundo, sai de si, aproxima-se, fala conosco como a um amigo.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida
2019

Carta do Cardeal Fernando Filoni

Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos

 São quatro as dimensões do Mês Missionário Extraordinário:

  1. Encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na sua Igreja, na Eucaristia, Palavra, na oração pessoal e comunitária.
  2. O testemunho dos santos, dos mártires, dos confessores da fé.
  3. A formação bíblica, catequética, espiritual e teológica sob a missão além fronteiras.
  4. A caridade missionária: ajuda financeira.

 Sejam envolvidos nesta proposta missionária: os cristãos leigos e leigas, os religiosos e religiosas, as associações e movimentos eclesiais, o clero e pessoas de boa vontade, as comunidades contemplativas, as Pontifícias Obras Missionárias. Haja, pois, criatividade por parte das Dioceses. É preciso renovar a missão com o Evangelho.

 Chegou a hora de convencer-nos que a missão é obra de todo cristão. Para isso é urgente a conversão missionária dos corações, das mentes, das consciências de todos os cristãos a serem discípulos missionários.

 Faz-se necessário promover a oração, a reflexão e a ação em favor da missão. O mundo deve saber que é amado e redimido pela salvação oferecida por Jesus morto e ressuscitado. O Mês Missionário Extraordinário possa despertar a conversão missionária, as vocações missionárias, o entusiasmo missionário.

 A Missão é uma urgência inadiável. É preciso avançar no caminho de uma conversão missionária. Não se pode deixar as coisas como estão. Não nos serve uma "simples administração", mas edificar uma Igreja "em estado de missão permanente", em todas as regiões da terra.

 Convoco todos a superar a tentação do pessimismo, da acomodação, do invidualismo, do tradicionalismo. Abri vossos corações à jubilosa novidade do Evangelho com renovado ardor, confiança e esperança.

 O Mês Missionário Extraordinário tem o objetivo de despertar, em maior medida, a consciência da missão além fronteiras; retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral; aumentar o amor pela missão que "é uma paixão por Jesus e uma paixão pelo seu povo".

 Confio que vai acontecer na Igreja uma ampla sensibilização pela conversão missionária. Jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário. Pelo contrário, uma opção missionária transformará os costumes, os estilos de vida, os horários, a linguagem e as estruturas. Assim, a "Igreja em saída" chegará até os confins da terra.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida
2019

INFÂNCIA MISSIONÁRIA

 Grande ajuda na educação humana e religiosa de nossos filhos é a "Infância Missionária", ou seja a "criança envangelizando criança". A força missionária da criança é impressionante. Aliás, ela já nasce com forte tendência religiosa. Infância Missionária é conscientizar nossas crianças, desde a infância a respeito da fé, da religião, do amor de Deus, suscitar nelas o espírito missionário nas crianças, "ajudando as crianças por meio das crianças". Consiste em despertar, formar, "Infância Missionária" que congrega meninos e meninas nas paróquias, escolas e comunidades para a animação missionária.

 A metodologia de trabalho é através de grupos de crianças em número de doze lembrando os Doze Apóstolos de Jesus. O grupo escolhe um santo missionário como patrono do grupo e um lema que motiva o ideal missionário. Cada grupo escolhe uma criança como coordenadora. Tudo isso com assessoria de adultos preparados. Os grupos estudam religião, rezam pelas missões, aprendem cantos, jogos e outras brincadeiras. O grupo recebe tarefas semanais e cada um tem seu "caderno missionário" onde escreve os compromissos semanais. Oferecem cada mês uma oferta destinada às crianças necessitadas de todo o mundo.

 As crianças da Infância Missionária visitam doentes, divulgam notícias missionárias, participam em programas de TV, Rádio. São "pequenos grandes missionários". Aprendem amar as outras crianças como Jesus as amou. Os compromissos da criança missionária são: participar das reuniões, rezar pelas missões, oferecer sacríficios para as missões, fazer amigos para Jesus. A criança aprende a ser solidária com as crianças pobres, doentes, órfãs, deficientes, abandonadas.

 Pela Infância Missionária, transformamos nossas crianças em apóstolas de Jesus. Elas cativam os adultos, atraem outras crianças e são o gérmen de um mundo novo. Jesus colocou a criança no centro do reino. A Infância Missionária faz da criança a protagonista da evangelização. Numa sociedade que faz da criança a primeira consumista pressionada pela força da televisão, a Infância Missionária, apresenta um mundo novo, cheio de ideais e realizações para as crianças. Elas descobrem seu potencial humanitário e religioso.

 Na festa e no dia da criança, vale a pena lembrar aos noivos que a educação de uma criança começa aqui no noivado, ou seja, sua preparação para o casamento. Continua através do amor conjugal e familiar, dando especial atenção à vida intrauterina, ao parto normal, ao aleitamento materno, ao colo do pai e da mãe, à presença dos pais em casa. Investir nos pequenos é preparar cidadãos capazes de reconstruir o mundo.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida
2019

quem são os missionários hoje?

  1. As mães gestantes. A mãe gestante é grande missionária do útero materno, que é a primeira Igreja. A mãe é sacerdotiza da vida intra-uterina. A aceitação da gravidez, os sentimentos positivos repassados ao nascituro, a prática religiosa da gestante e da família, é ação missionária poderosa.

  2. Os noivos e namorados. Faz parte do namoro, a vida religiosa, a espiritualidade, a fé. Um noivo é missionário do outro, pois seu amor é reflexo do amor de Deus, esposo da humanidade pela aliança. Retiros de noivos e namorados irão aprofundar a consciência missionária dos futuros esposos e pais.

  3. Os esposos. Marido e mulher, pelo sacramento do matrimônio, pelo amor e pela fé que os une são terra de missão. "Teu coração é terra de missão". Uma ajuda o outro a crescer na fé, pelo seu humanismo, seu carinho, seu trabalho, sua oração. O diálogo, o afeto, o perdão e a oração são alavancas missionárias dos esposos.

  4. Os padrinhos. São pais pela fé, são protetores da fé de seus afilhados. São os bons pastores e bons anjos do crescimento religioso. Todo padrinho é missionário pelo testemunho, pelo conselho, pela oração, pela palavra. Formemos padrinhos missionários.

  5. As lideranças. Todo trabalho na Igreja, na comunidade é missionário. Trabalhemos na comunidade para a glória de Deus e a salvação do mundo, que supõe a promoção humana. Liderança com consciência missionária, vai longe, tem zelo missionário e o repassa para a comunidade.

  6. Os grupos de reflexão - Cebs. O grupo de reflexão é grupo de missão porque reúne as pessoas para a oração, reflexão, ação e confraternização. Um grupo cria outro grupo, vai às ruas, às casas, vai ao encontro do povo. O grupo, a Cebs é uma comunidade missionária que se toma cada vez mais solidária.

  7. Os movimentos. A razão de ser dos movimentos eclesiais é a missão. Cabe-lhes, em comunhão com a paróquia e a diocese, anunciar Jesus Cristo, seu reino e sua Igreja. O movimento que não é missionário, é Igreja paralela, uma Igreja diferente. Movimentos com visão missionária, tem aumentado a quantidade e a qualidade dos fiéis.

  8. A comunidade. Toda a comunidade é missionária através da liturgia, das pastorais, dos grupos de reflexão, dos movimentos, das forças evangelizadoras. Uma comunidade viva, ministerial, profética, libertadora, é em si mesma missionária. Ela não existe para si, mas para o mundo.

  9. As crianças. Criança evangeliza criança. Ainda mais, a criança evangeliza seus pais e os adultos. A força missionária de uma criança é extraordinária. O Ano Missionário deve inflacionar a Infância Missionária.

  10. Os jovens. Adolescência missionária, juventude missionária é uma realidade em diversas partes do mundo. O jovem é apóstolo do jovem. Toda a pastoral da juventude tem por meta melhorar o futuro, a sociedade e transformar a realidade pela missão da qual o jovem é capaz e é chamado.

  11. As pastorais. É preciso missionarizar as pastorais. Uma pastoral com visão e consciência missionária enche-se de coragem, entusiasmo e ardor. Pastoral vem da palavra "pastor", cada agente de pastoral é um missionário, um pastor que faz Jesus Cristo conhecido, amado e seguido.

  12. Os idosos. A exemplo de Simeão e Ana, nossos idosos são as "catedrais da fé", são mestres de vida e de experiência. Grande parte de nossas comunidades é sustentada pelos idosos. "Toda idade tem sua beleza e sua missão". Os idosos são nossos patriarcas, nossos pais da fé. São missionários.

  13. Os seminaristas. São missionários de seus colegas, de seus amigos, de seus familiares. São missionários pelo bom exemplo nos fins de semana quando atuam nas paróquias e nas férias. Sua missão é atrair novos vocacionados e fortalecer as comunidades. São vocacionais, portanto, missionários pelo estudo, pela oração, pelo testemunho, pela visitação, pela pregação.

  14. Religiosos e religiosas. Com visão missionária, nossos religiosos têm amplo campo de missão nas escolas, hospitais, instituições caritativas, comunidades. Toda vocação se fundamenta na missão, mesmo a vida contemplativa.

  15. Os doentes. Missionários especiais são os doentes. Eles oferecem sua cruz, sua dor, seu sofrimento em favor das missões. Estão mais perto da cruz do Senhor e por isso mesmo são hóstias vivas e sacrifício espiritual em favor das missões. São portadores de um poder missionário de inestimável valor.

  16. Bispos e padres. São consagrados, constituídos, ungidos e enviados para a missão. Pertencem a uma diocese, mas são ordenados para o mundo todo. "Uma igreja fechada sobre si mesma, sem abertura missionária, é uma Igreja incompleta ou está doente" (João Paulo II). Todo vocacionado é para a missão. Ninguém é para si, mas para os outros.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida
2019

o papa francisco e a missão

 Outubro é um mês missionário. A missão é o máximo desafio da Igreja, é a primeira de todas as causas, é o paradigma para toda a vida da Igreja, diz o Papa Francisco. O missionário não tem medo das limitações, não desanima diante do joio, não lamenta nem olha o lado negativo. Isso é possível se o missionário for pessoa de oração, de vida interior, de mística e espiritualidade. Mais ainda, a vida interior lhe confere alegria, ousadia, consistência, generosidade. Portanto o segredo é: mística e missão.

 Missão é evangelizar a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnância, sem medo. Consiste em ir à frente, ir ao encontro, tomar iniciativa, ousar mais, encurtar distâncias, entra na vida das pessoa e na noite do povo, procurar os afastados.

 Ficou famosa a expressão "Igreja em saída", em chave missionária, Igreja do "ide". Esta igreja sai da acomodação, da mesmice, caminha, visita, semeia sem parar, sempre de novo e vai além. Diz o Papa: "prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e acomodação".

 A Igreja missionária contrai o cheiro das ovelhas, está perto dos pobres, vai às periferias existenciais que são todas as pessoas de boa vontade. A Igreja missionária toca nas feridas do povo. Ela é como um hospital de campanha, uma mãe de coração aberto e portas abertas.

 O Santo Padre vai mais longe e afirma que cada cristão deve dizer: "eu sou uma missão na terra". Repete várias vezes a forte expressão: "vida é missão". Deu-nos uma profunda definição de Deus Pai afirmando que "Deus é missão". De fato, Deus é amor e o amor é difusivo, sai de si, quer comunicação, encontro, amizade, aliança, Deus é missão.

 Outra dimensão da Igreja missionária, muito corajosa e necessária consiste em transformar e adaptar costumes, estilos, horários, estruturas e linguagem. Para isso é preciso coragem e discernimento. Mais do que o medo de falhar, nos mova o medo de nos encerrar nas estruturas, nas normas, nos hábitos que nos deixam tranquilos. Precisamos de conversão pastoral para alcançar os que estão fora, sem luz, sem força, sem amizade com Jesus, sem comunidade e sem horizonte na vida.

 Para sermos missionários não podemos nos abater. Não sejamos impacientes, queixosos, murmuradores. Evangelizemos com alegria, com esperança, com audácia. A vida se fortelece na doação e se enfraquece na acomodação e no egoísmo.

 O Papa exorta que suas orientações sejam aplicadas com generosidade, com coragem, sem impedimentos e sem receios. Pede que suas palavras sejam objeto apenas de alguns comentários, sem verdadeira incidência prática. Percebemos que estamos numa nova etapa evangelizadora e um estilo novo de evangelização. A Igreja não pode cair numa "introversão eclesial", num retrocesso. É necessário um novo impulso missionário.

 Igreja em missão permanente supera a pastoral da manutenção e da administração. É uma Igreja que entra na noite do povo, que cuida dos seus filhos e não de si mesma, se desamarra da autopreservação, autorreferência e obsessão doutrinai. Opta pelo querigma que é o anúncio da alegria do amor de Deus pela humanidade. Religião não é escravidão, nem centralização, nem acomodação. Tudo isso é obstáculo à missão.

 A Igreja missionária se inquieta com a realidade dos pobres e das periferias e toca nas feridas do povo e vê no irmão a prolongação da Encarnação de Jesus Cristo. A prioridade da missão é saída de si para o irmão com a força da mística da proximidade. A razão última da missão é a glória de Deus e salvação do mundo. A Igreja missionária age por gratidão, por atração, por compaixão, nunca por obrigação. O amor é o motor da missão.

 Por fim, a missão é uma urgência inadiável, uma "quase impaciente urgência". O missionário é uma "pessoa cântaro" que dá de beber, sacia sede, oferece a água viva, cuida dos mais frágeis.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida
2019