50º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS: COMUNICAÇÃO E MISERICÓRDIA – UM ENCONTRO FECUNDO

DIA DAS MÃES

INICIO DA SEMANA DA NOVENA DE PENTECOSTES E DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS


Neste sétimo domingo da Páscoa, celebramos a festa da Ascensão do Senhor. Depois de ter cumprido aqui na terra a missão que o Pai lhe confiou, Jesus ressuscitado entra como Deus e como homem na glória divina, na comunhão plena com Deus. A subida de Jesus aos céus não significa afastamento de nossa condição humana ou indiferença em relação a nós, como afirma o prefácio da missa de hoje. Ao subir aos céus, Ele nos dá a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade, uma nova era, uma nova etapa.  Jesus ressuscitado continua presente e atuante na sua Igreja e no mundo através do Espírito Santo.

A missão de Jesus como homem foi concluída; agora começa a missão da Igreja, de todos os batizados. Jesus deixou nas mãos dos discípulos a missão de anunciar e testemunhar o que tinham visto e ouvido. Os apóstolos começaram sua missão com a força do Espírito Santo, em Jerusalém, Judeia, Samaria, até alcançarem regiões mais distantes.

Hoje, somos  chamados a testemunhar o evangelho de Jesus Cristo no ambiente de nossa família, na realidade do nosso trabalho, nas nossas comunidades, enfim, no lugar onde vivemos e atuamos. É necessário, contudo, primeiro tornar-se discípulo de Jesus, viver como Jesus para somente depois anunciá-lo no mundo de hoje. Se não estivermos unidos a Jesus, nosso trabalho será em vão.

O Papa Francisco na sua mensagem para o 50º. Dia das Comunicações Sociais, convida a todos neste  Ano Santo da Misericórdia a refletir sobre a relação entre comunicação e a misericórdia. Se nosso coração e nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, nossa comunicação será portadora da força de Deus. Devemos comunicar-nos com todos, sem exclusão de ninguém. A comunicação se faz com palavras, gestos, até com o silêncio, pessoalmente, ou por meio da rádio, Tv, internet. A comunicação deve criar pontes, favorecer o encontro, a inclusão, a comunhão. Mesmo quando se deve com firmeza condenar e combater o mal, nunca se deve romper o relacionamento e a comunicação com o outro.

Na sua mensagem para este Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco afirma que  o encontro entre a comunicação e a misericórdia é frutuosa na medida em que gera uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa. Num mundo dividido, fragmentado, polarizado, comunicar com misericórdia significa contribuir para a boa, livre e solidária proximidade entre os filhos de Deus e irmãos em humanidade.

Felicito, também, as mães neste seu dia. É sempre  uma grande alegria recordar  e celebrar, de modo particular, neste mês de maio, Maria, mãe de Deus e nossa mãe e com a Virgem Maria, homenagear e  agradecer  nossas mães que com nossos pais nos deram a vida, nos ensinaram a andar, a falar, a rezar. Elas nos educaram, com carinho, por meio de seus ensinamentos e exemplos. A todas  as  mães nossos parabéns e votos de felicidade. E àquelas que já foram chamadas para a Casa do Pai, nossa prece e eterna gratidão.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP