A INTERCESSÃO DE SÃO JOSÉ

            São José tem um poder especial de intercessão por ser esposo de Maria e pai de Jesus. Por isso, é concedida a ele a graça de socorrer em todas as necessidades e dificuldades, com paterno afeto, a todos os que a ele recorrem.

            São José pede as graças a Jesus como pai ao filho e Jesus no céu também obedece seu pai, pois, seu afeto filial jamais se apagou. Assim escreve Santa Teresa de Ávila: “Jesus no céu faz tudo o que seu pai José lhe pede”, ou seja,  José pede com a autoridade de pai e Jesus ouve. José intercede e Jesus faz a vontade de seu pai.

            Na terra, Cristo obedecia seu pai, no céu atenderá os pedidos do seu pai com filial afeto. Na terra, Jesus era submisso ao seu pai José, no céu Jesus faz tudo o que seu pai pedir. A intercessão de José tem poder porque Maria e Jesus atendem o que ele pede. Depois de Maria, José é o melhor intercessor, o melhor advogado. Jesus não esquece os benefícios que recebeu de seu pai José na terra, por isso, atenderá seus pedidos no céu. Jesus foi submisso a José na terra, não atenderá no céu os seus pedidos?  Confiemos  naquele  que a Divina Providência confiou. São Francisco de Sales aconselha: “Ide a José”, recorrei à sua poderosa intercessão. No céu, José está bem próximo de Jesus e de Maria como intercessor misericordioso. Um pedido feito a São José, envolve Maria e Jesus, eles são a “onipotência suplicante”. São José tem um protagonismo sem paralelo na história da salvação a ponto de ser “ministro da salvação”. Ele é nosso pai intercessor.

            Há uma oração a São José que pede: “Glorioso São José cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, tomai sob a vossa proteção as situações graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu amado pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Tudo podeis   junto de Jesus e Maria. Que não se diga que eu Vos invoquei em vão. Mostrai-me que vossa bondade é tão grande como vosso poder.”  Amém.

            São José com sua experiência na vida familiar soube solucionar os tantos desafios que encontrou para defender, cuidar e guardar os mais preciosos tesouros de Deus, Maria e Jesus, haverá de interceder pelas famílias, pelos pais e noivos, por todos nós que também somos seus  filhos  e ele é pai de todos  nós.

            Santa Teresa de Ávila nos deixou  um testemunho precioso a respeito da intercessão de São José: “Tomei como  advogado e patrono o glorioso São José e me recomendo a ele com fervor. Este meu pai e protetor me ajudou nas necessidades em que me encontrava e muitas outras mais graves nas quais estavam em jogo a minha honra e a salvação da minha alma. Não me lembro até hoje de ter-lhe pedido uma graça sem que não o tenha obtido imediatamente. Isto reconheceram por experiências várias outras pessoas que por meu conselho se recomendaram ao seu patrocínio. Desejo persuadir a todos de serem devotos deste glorioso santo pela grande experiência que tenho dos favores obtidos por São José.”

            Sejamos nós, também, devotos mas, principalmente,  imitarmos  as suas virtudes e seu desvelo.

 

Dom Orlando Brandes

Arcebispo de Aparecida