No dia 27 de maio, o seminarista Raphael Felipe Silva será instituído ao Ministério do Leitorato, por delegação do Arcebispo Metropolitano, Dom Orlando Brandes. A celebração será às 19h, na Paróquia São Francisco de Assis, em Guaratinguetá,

 

Todo seminarista recebe, já na fase final de sua preparação para o sacerdócio, as Ordens Menores, que o preparam para o Sacramento da Ordem.

 

Conforme o Código de Direito Canônico, os Ministérios da Igreja (Leitorato e Acolitato) são degraus a serem percorridos no caminho da Ordenação Sacerdotal: "Antes de alguém ser promovido ao diaconato permanente ou temporário, requer-se que tenha recebido os ministérios de Leitor e de Acólito e os tenha exercido por tempo conveniente." (1035 § 1)

 

De acordo com a história da Igreja, que perpetua a ação de Cristo no tempo, as chamadas Ordens Menores são os Ministérios Instituídos pelo Bispo, sucessor dos Apóstolos. Caso o Bispo não presida, por sua autoridade, ele delega algum Ministro Ordenado para que institua os Ministros Leitores ou Acólitos. Deste modo, tornam-se também, hierarquicamente, seus cooperadores na evangelização, aqueles que tornaram-se instituídos por mandato da Igreja.

 

O Ministério do Leitorato assume primordial importância na vida do seminarista que se prepara para assumir o sacramento da Ordem, no desejo de ser um eterno amigo da Palavra e preservá-la com entusiasmo na vida da comunidade cristã. 

 

Portanto, o Leitorato é a Ordem Menor pela qual é comunicado o especial poder de ler a Escritura Sagrada, entre outros serviços, ao passo que a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras, como também, preparar a comunidade cristã para um compromisso autêntico para com a Escritura, na compromisso fidedigno de tornar-se auxiliar na Liturgia da Palavra, sendo reconhecido oficialmente como um Leitor da Igreja.

 

A Arquidiocese de Aparecida e o Seminário Arquidiocesano Bom Jesus convidam todos a participarem deste momento de oração e fé, manifestando o sinal de corresponsabilidade no processo formativo de nosso candidato ao Sacerdócio Ministerial.